Entrada RUAS DE LISBOA

RUAS DE LISBOA

Acerca de uma edição de gravuras. Artigo de Margarida Ribeiro, in "Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa", n.º 87, 2.º tomo, 1981.

«Deve-se ao falecido etnólogo, António Gomes da Rocha Madahil, uma obra que enriqueceu a bibliografia portuguesa sobre o trajo do nosso povo, oferecendo ao investigador, simultaneamente, um discriminado e rigoroso elenco de litografias que, pelo assunto e sucessivas edições, nem sempre cuidadas, se prestavam a confusões e erros.

(...)

A menção do gravador Manuel Godinho e das séries de gravuras que lhe são atribuídas e representam figuras do povo vieram estimular a nossa atenção e salientar lacunas que, julgamos, permanecem em aberto: Quem foi Manuel Godinho? Qual foi a 1.ª edição da colecção de gravuras intitulada Ruas de Lisboa, publicada por Alberto Sousa, sem atribuição de autoria, e cujas edições se encontram cronologicamente indicadas, nos vários símeis, na citada obra de Rocha Madahil?

(...)

A nosso ver, dois aspectos assumem grande importância para a história da gravura em Portugal: correcta identificação do gravador Manuel Godinho e prova do arquétipo ou matriz que deu origem às várias edições da colecção Ruas de Lisboa.

À probidade dos autores citados se deve o registo de dados que, embora carecidos de desenvolvida e persistente investigação, permitiram, contudo, a elaboração da presente achega.»

Acções do Documento